Biblioteca de História da Medicina


Apresentação

A Biblioteca de História da Medicina (BHM) da FAEPA é uma biblioteca que tem a História da Medicina como seu único tema. Foi criada em 1994 pelo Prof. Dr. Ulysses Garzella Meneghelli (ugmenegh@fmrp.usp.br) que, então, iniciou a coletânea de livros e que continua, até hoje, como seu coordenador. Abriga, atualmente, cerca de 2.000 títulos adquiridos ou doados. O acervo inclui livros de História da Medicina de diferentes autores, importantes obras médicas de todos os tempos, incluindo clássicos traduzidos para idiomas atuais, além dos mais variados textos de medicina geral e de especialidades. Inclui, também, algumas raridades datadas até do século XVI. Ela é uma das poucas, com esta temática, existentes no Brasil.

Objetivos

Consoante com as finalidades da FAEPA, a BHM tem por objetivos reunir, preservar e disponibilizar seu acervo a todo e qualquer interessado. As obras não circulam; devem ser consultadas em seu próprio local, onde o consulente encontra ambiente adequado e pode ter acesso a aparelhos de reprodução gráfica. O e-mail da BHM está à disposição dos interessados para quaisquer informações, inclusive sobre os livros disponíveis, tanto por título, como por autor (clique aqui e comunique-se).

Localização e funcionamento

A BHM situa-se no prédio do Espaço Cultural e de Extensão Universitária (ECEU) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Avenida 9 de Julho, 980 – Ribeirão Preto – SP - CEP 14025-000.

Permanece aberta das 9:00h às 17:00h, nos dias úteis.

Telefone: 16 3602-0692 (falar com Ivone, funcionária da BHM)

Alguns destaques do acervo